O benchmarking – Lean Construction [Artigo 12/12]

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agosto 17, 2019
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O benchmarking – Lean Construction [Artigo 12/12]

Após 39 dias, chegamos ao décimo segundo artigo publicado.

Foram horas e horas escrevendo para fornecer para vocês uma nova possibilidade de gestão para sua empresa, o método Lean.

Enfim, após uma infinidade de xícaras de café, o último artigo desta série é realizar o benchmarking.

O Benchmarking consiste em pesquisar as melhores práticas existentes no mercado, a fim de realizar avaliações comparativas entre os seus produtos, serviços e atitudes empresariais com os que estão disponíveis no seu nicho.

A utilização desta prática se justifica quando há o intuito de estabelecer metas de projetos de melhoria dentro da sua empresa, visando acompanhar a evolução que ocorre no restante do mercado.

Neste sentido, o Benchmarking pode ser realizado de 3 formas principais, quais sejam:

(i) Benchmarking externo – É a prática de realizar consultas, sempre prezando pela ética, sobre os métodos de gestão utilizados em outras empresas que compões o mercado. O Benchmarking externo pode ser realizado por 3 métodos:

(i-a) Método de competitividade – Consiste na busca por informações de empresas que concorrem com a sua empresa, estimulando o crescimento organizacional e o conhecimento acerca dos seus concorrentes. Pode ser realizado através de consulta a sites empresariais ou por compra dos dados em negociação com a própria empresa.

Destaca-se que apesar de ser uma prática comum, utilizar informações por meio de terceiros (ex-empregados ou clientes falsos) é anti-ético e, portanto, não é recomendado;

Exemplo: A empresa concorrente, líder no mercado, contrata uma consultoria de lean para melhorar os seus resultados empresariais (fica a dica!!!). Ao realizar uma pesquisa no site desta empresa, você observa uma publicação anunciando para os clientes o estabelecimento desta parceria e, portanto, viabiliza a utilização da mesma prática.

(i-b) Método de cooperação – Dentre os métodos existentes, este é o que apresenta melhor resultado para ambos os lados. Assim como no primeiro modelo, o método de cooperação consiste na pesquisa de informações de empresas concorrentes, no entanto, ocorre por meio de cooperação entre as empresas, de forma que as informações são trocadas, propiciando o crescimento mútuo;

Exemplo: Uma empresa de construção civil é reconhecida em sua localidade pelo excelente atendimento ao cliente, enquanto a sua é reconhecida pela entrega rápida dos imóveis. Ambas as empresas saem ganhando quando se utiliza a troca de informações de interesse mútuo, de forma que a primeira melhorará o seu tempo de entrega e a segunda o seu relacionamento com clientes.

(i-c) Método de funcionalidade – Neste caso, ao contrário dos anteriores, a consulta não será em uma empresa concorrente, mas sim em uma que seja referência em algum processo que possa ser adaptado a sua empresa;

Exemplo: Uma empresa de montagem de máquinas industriais pode observar, por exemplo, como funciona o processo de montagem de automóveis da Toyota, buscando melhorar o seu processo.

(ii) Benchamarking interno – O benchmarking interno é realizado quando um setor da sua empresa possui grande destaque. Desta forma, outras áreas podem buscar informações dentro desta que é referência, buscando o melhoramento da gestão como um todo;

Exemplo: O setor de vendas possui grande celeridade em seus processos, resultando em excelentes índices de satisfação dos clientes. Desta forma, buscando ter um melhor relacionamento com os fornecedores da empresa, o setor de compras faz benchmarking sobre o processo de relacionamento com terceiros do setor de vendas, melhorando o seu processo.

(iii) Benchmarking histórico – Este tipo de Benchmarking é semelhante ao interno, até por ocorrer dentro da sua própria empresa, mas neste caso ocorre quando se coleta dados do passado em busca de retomar os resultados obtidos anteriormente.

Exemplo: Uma empresa que vendia anteriormente algo em torno de R$50.000,00 ao mês passa a vender R$ 30.000,00. Esta empresa pode observar os procedimentos aplicados à época, observando se houve queda de aspectos internos e buscando retomá-los.

Mas bem, como definir as metas após a realização do benchmarking?

Levando em consideração que o projeto de melhoria Lean é contínuo e sabendo que pequenos passos de melhoria resultam em maior engajamento das equipes e em resultados mais confiáveis, é necessário que sejam estabelecidas metas atingíveis e mensuráveis, de forma que sugere-se a utilização do valor de 50% da lacuna como meta.

E o que seria uma lacuna?

Lacuna é a diferença existente entre os seus resultados e o resultado obtido no benchmarking.

Exemplo: Na sua empresa, o índice de produtos que atendem as especificações normativas é de 80%, mas aplicando o método do benchmarking histórico você observa que este índice já atingiu 90% em anos anteriores, ou seja, existe uma lacuna de 10% existente entre os 80% e o 90%.

Desta forma, sugere-se que uma meta a curto prazo seja atingir o índice de 85%, tendo em vista que o resultado seria satisfatório e é um valor atingível, visto que sua empresa já conseguiu obter este resultado.

Assim, fica evidenciado que o benchmarking reduz a distância existente entre sua empresa e as melhores empresas do mercado, elevando, consequentemente, o nível de competitividade e a qualidade dos produtos/serviços à disposição no mercado. Estas melhorias refletirão nos resultados obtidos pela empresa, no aumento do valor da sua marca e nas melhorias de processo constantes.

Por fim, gostaria de agradecer a todos que leram estes artigos e aos conselhos e feedbacks que foram enviados via Linkedin e Whatsapp. Espero ter contribuído com o crescimento de vocês da mesma forma que escrever estes artigos contribuiu para o meu e fico à disposição para auxiliar todos os que possuam interesse em conhecer mais ou aplicar o método.

Boa sorte a todos e até a próxima série de artigos!

Eng. Marcelo Rocha

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